Aspiração & Dosagem
Uma pressão negativa (vácuo) é estabelecida através do meio poroso sinterizado. Esta depressão pode ser usada, por exemplo, para a aspiração de um particulado, que pode então ser dosado e transferido para um recipiente, sendo para isto necessário que cesse a depressão. Outra aplicação pode envolver metais líquidos que, se submetidos à uma depressão durante a solidificação, podem preencher melhor cavidades de moldes. A animação mostra que s partículas ficam retidas na superfície do filtro pela ação do vácuo e na sequência, são envasadas.
Uma depressão (vácuo) através do elemento poroso aspira um particulado a ser dosado, no encapsulamento de fármacos, por exemplo. Placas porosas (“espelhos”) também são usadas em moldes de fundição de alumínio para melhorar preenchimento e minimizar defeitos.
-
Dosagem por meio de depressão e deslocamento
Na foto ao lado é mostrado um dispositivo que, preso em sua extremidade superior, é mergulhado em um pó. Quando isto acontece uma depressão é criada, fazendo com que uma certa quantidade desse pó fique aderida na superfície da extremidade inferior onde está cravado o elemento poroso. Posteriormente, este conjunto é deslocado para uma superfície na qual, depois de removida a depressão, este pó aderido é liberado para uma nova etapa de processamento. -
Dosagem por meio de depressão e compactação
O disco ao lado é utilizado, por exemplo, na indústria de cosméticos, na linha de produção de pó compacto e congêneres. Neste caso, o pó é depositado sobre uma cavidade que contém, ao fundo, um componente poroso. Ao se criar uma depressão na face oposta, uma certa quantidade deste pó fica retida nesta cavidade. Em seguida é passado um raspador que retira o excedente de pó. Feito isso, uma pastilha do diâmetro deste disco é retirada da cavidade, podendo ser manipulada e acondicionada apropriadamente. -
Depressão em moldes usados em fundição de alumínio
Regiões porosas (espelho) devidamente posicionadas em moldes metálicos (coquilhas) são úteis para melhorar o preenchimento de metal líquido, particularmente alumínio, durante a etapa de fundição, especialmente na produção de pistões. A figura ao lado ilustra esta aplicação, e modo que uma depressão gerada através de um poroso sinterizado faz com que o alumínio preenchas detalhes da peça fundida, o que não seria possível apenas com a gravidade.