Borbulhamento & Espargeamento
A passagem de um gás através um sinterizado poroso faz com que bolhas sejam geradas no líquido, operação que denominada genericamente de espargeamento. Este processo pode ser empregado em bebidas, como na carbonatação, ou mesmo no envase, para aumentar a validade do produto (shelf life). A animação mostra o princípio de funcionamento do processo de borbulhamento (espargeamento). O gás é injetado pela parte inferior do elemento poroso sinterizado (aço inoxidável), e bolhas são geradas na parte superior. A introdução de ar ou oxigênio em meios de cultura (fermentação) faz uso desse processo.
No borbulhamento, ou espargeamento, um gás é injetado em um líquido, através do elemento poroso. A geração de bolhas, gera turbulência ou transfere gás para o líquido. Usado na carbonatação de bebidas, em processos de fermentação e em operações de flotação.
-
Componentes porosos para borbulhamento
Na foto ao lado podemos observar diversas geometrias de componentes porosos que são utilizados na injeção de gás em meio liquido (espargeamento ou borbulhamento). O tamanho das bolhas geradas estão relacionados com a porosidade do componente (tamanho e distribuição dos poros). -
Componentes porosos para gaseificação
Podemos observar, na figura ao lado, um componente poroso que é introduzido na parte central do T, através do qual gás pode ser injetado. A bebida, ao passar por este T, arrasta consigo uma grande quantidade de pequenas bolhas de gás, que é incorporado à bebida, melhorando a durabilidade do produto(shelf life) . -
Componentes porosos para laboratórios
Esses tipos de dispositivos são usados em tanques de aeração para promover a transferência de gases para líquidos, geralmente em aplicações como tratamento de águas, reações químicas ou oxigenação. Este elemento distribui o gás em pequenas bolhas, aumentando a área de contato e a eficiência de mistura ou oxigenação, podendo ser utilizado, por exemplo, em meios de cultura.