Na indústria de bebidas e alimentos, os elementos porosos sinterizados, particularmente os de aços inoxidáveis, encontram várias aplicações: borbulhamento de gás em bebidas para acertar composição química ou inertizar durante envase , fluidização de sólidos na forma de grão para transporte, filtração (remoção de partículas) em vapor sanitário para a indústria de laticínios, e filtração para remoção de particulados.

Conjunto Espargeador pronto para montagem
usando conexão TC
Espargeamento

Espargeamento Espargeamento é a introdução de gases em líquidos através da geração de bolhas. Pode ser feito de maneira eficiente utilizando-se meios porosos nos quais o tamanho médio dos poros define o tamanho das bolhas, e a reatividade destas com o líquido. Os espargeadores também são conhecidos como borbulhadores, difusores ou dispersores. O espargeamento é um procedimento utilizado em muitos processos industriais de vários segmentos – indústrias alimentícias, farmacêuticas, químicas, de gases e outras:

  • Carbonatação de refrigerante e cervejas
  • Inertização de bebidas e outros produtos para aumentar o tempo de prateleira
  • Fermentação com injeção de oxigênio em meios contendo micro-organismos
  • Flotação para tratamento de efluentes e purificação de açúcar e álcool
  • Ajuste de pH em líquidos

Filtros sanitários: A contaminação na indústria alimentícia é uma das maiores preocupações. Assim, remover particulados orgânicos ou inorgânicos é uma etapa fundamental. Dessa forma, a utilização dos filtros sanitários ou culinários é essencial. Eles são altamente eficientes para a remoção de partículas presentes em gás, vapor e ar comprimido. Além do uso no setor alimentício, eles também são usados nas áreas farmacêuticas e hospitalares. O sistema de filtração por 3 peças principais: a base, o copo e o elemento porosos substituível. No aquecimento de produtos lácteos, o elemento poroso ele tem como principal objetivo “limpar” o vapor utilizado.

As indústrias químicas e farmacêuticas podem usar meios porosos em diversas etapas. Destacamos duas delas: borbulhamento em reatores e sistemas de dosagem para envase de fármacos.

Filtro sanitário