Copos de vários diâmetros
Copos de vários diâmetros
Copos de vários diâmetros

Os elementos porosos sinterizados na forma de copo são os que mais têm evoluido em aplicações. A inclusão de um fundo poroso no cilindro, proporciona além do aumento de área de fluxo a possibilidade do elemento operar sozinho, sem batentes, encostos ou hastes internas. Esses copos são aplicados em processos similares ao formato cilindrico, sendo empregados em carbonatação de bebidas gasosas, oxigenação de tanques, purga de argônio, envoltório protetor de sensores, na recuperação de catalizadores, entre outros.

Seguindo a linha evolutiva desse produto, a BRATS oferece em algumas medidas a possibilidade de fornecimento da peça já com o conector. Essa unição entre peças porosa e densa é feita atraves de processo térmico, eliminado uso de soldas ou resinas, o que promove uma peça de composição química integral e resistência mecânica superior. Além de simplificar muito o reparo, limpeza ou subtituição do elemento, é só desrosquear e pronto.

Tamanho Médio dos Poros Uma das características masi importantes de um filtro sinterizado é o tamanho médio dos poros pois esse tamanho definirá as particulas que passrão pelo filtro e as que ficarão retidas. A tabela a seguir mostras os tamanhos médio dos poros usado nso filtros da BRATS. Outros tamanhos podem ser desenvolvidos segundo as necessidade da aplicação.

Materiais utilizados: O material utilizado nos filtros da BRATS é aço inoxidável, mas existem diferentes tipos de aço inoxidável com diferentes características. A escolha do aço adequado depende da aplicação. Na tabela a seguir estão os aços inoxidáveis normalmente utilizados, outros tipos de aço, ou mesmo outros materiais podem ser utilizados em função da aplicação.