Adequação de Ruído & Proteção de sensores
Elementos porosos são permeáveis ao som e podem ser usados em painéis elétricos blindados, de modo a evitar qe gases combustíveis penetrem no painel, mas permitindo que som de alarmes sejam ouvidos. Meios porosos também protegem fisicamente sensores, como os que medem temperatura. O poroso permite a atuação do sensor protegendo-o contra interferências do meio. A animação mostra o som sendo atenuado pelo meio poroso. O ouvido pode ser considerado um sensor, que pode ser protegido pelo sinterizado.
Elementos porosos são permeáveis ao som, podendo ser usados em painéis elétricos blindados, ou como atenuadores de ruído. Meios porosos também protegem fisicamente sensores, de temperatura ou gases, permitindo uma boa medida sem a contaminação dos sensores.
-
Proteção de sensores
A figura ao lado mostra um flange metálico (maciço) com furo central, onde um disco poroso é cravado. Desta forma, protege um sensor (encapsulado), evitando qualquer contato com o meio externo que não seja através do disco poroso. Desta forma, este sensor fica protegido de agentes externos que podem eventualmente danificá-lo. -
Proteção contra explosão
Dispositivos como os apresentados ao lado são utilizados em painéis elétricos, onde é necessário a proteção contra a entrada de gases explosivos. Desta forma, sons gerados por este painel podem ser ouvidos externamente, sem que haja perigo de explosão. -
Atenuação de ruídos
Este dispositivo é utilizado, por exemplo, em equipamentos onde pode haver descarga de gás, gerando forte ruído, fazendo com que este seja atenuado de forma significativa.