Separação & Recuperação
O elemento poroso permite a passagem do fluído, mas retém a passagem de sólidos em suspensão, como, por exemplo, catalisadores que precisam ser separados ou recuperados. O princípio é o mesmo que o da filtração. A animação mostra como um filtro metálico sinterizado age. As partículas retidas, maiores que a abertura do filtro, são recuperadas e poderão ser reutilizadas.
O elemento poroso permite a passagem do fluído, gás ou líquido, retendo a passagem de sólidos (catalizadores) ou mesmo outros fluídos (óleo). Operações de retrolavagem, com inversão no sentido do fluído, permite a limpeza do filtro ou recuperação do retido.
-
Componentes porosos para recuperação por filtração
Na foto ao lado podemos observar diversas geometrias de componentes porosos, como tubos, discos e copos que podem ser utilizados utilizados na recuperação de material particulado por filtração, como no caso de recuperação de catalizadores. -
Cartucho acabado, com flanges e conexões
Tubos porosos, com os devidos flanges e conexões, são usados em dispositivos de filtração para recuperação de particulados. Geralmente são montados em carcaças podendo conter sistemas de retrolavagem. -
Plugues porosos
Equipamentos de filtração para recuperação de produto particulado, como é o caso de alguns catalizadores, requerem componentes porosos como este da foto ao lado. A abertura do poroso deve ser compatível com o tamanho das partículas a serem recuperadas.