Skip to main content

Filtração & Retenção

Filtração & Retenção
Em processos que envolvem filtração, o elemento poroso sinterizado estabelece uma barreira física, permitindo a passagem do fluído, líquido ou gás. No entanto, retem a passagem das partículas que forem maiores que a abertura do filtro. Essa abertura poderá ser ajustada segunda as necessidades para cada aplicação. Na animação a seguir o fluído vai da esquerda para a direita, e a apertura do filtro, neste exemplo de 5 mm, é menor que o diâmetro das partículas vermelhas, que fica retidas, diferentemente das azuis.
O elemento poroso sinterizado age como uma barreira física, permitindo a passagem do fluído (líquido ou gás), sem a passagem de partículas. O tamanho das partículas retidas é definida pela abertura do filtro.
  • Vapor sanitário

    Este é um sistema de filtração amplamente utilizado em laticínios (vapor sanitário), com o objetivo de reter partículas que podem ser arrastadas, desde a caldeira (geração de vapor), causando eventuais contaminações no produto final.
  • Elemento filtrante de uso geral

    Este é um exemplo de elemento filtrante de uso geral, utilizado na filtração de gases e líquidos, com a capacidade de reter partículas de tamanhos específicos, de acordo com sua porosidade (abertura do filtro), que é definda no processo de fabricação.
  • Elementos porosos diversos para filtração

    Na foto ao lado podemos identificar vários discos que podem ser utilizados tanto como elemento filtrante como substrato para membranas porosas para filtração. Observa-se também um disco com a superfície ondulada que é utilizado na filtração de óleo.